11150781_1156522701040111_8388778015697197168_n

O Movimento de Casas de Estudantes por meio da Secretaria Nacional de Casas de Estudantes manifesta TOTAL apoio a Ocupação que o Movimento Estudantil Unificado da Universidade Federal de Juiz de Fora vem realizando desde o dia 18 de abril, no prédio da reitoria.

A SENCE repudia o descaso da instituição em relação às políticas de  assistência estudantil. O Movimento de ocupação exige “em caráter emergencial o pagamento imediato das bolsas para todxs xs estudantes que se enquadram no critério de renda até 1,5 salário mínimo per capita, garantindo assim a permanência destes na Universidade”, enquanto que esta nega o direito de morar para xs mesmxs.

O movimento exige a abertura imediata da Moradia Estudantil e o Movimento de Casa de Estudantes coloca-se a disposição para ajudar o CONCADA (Conselho de CA’s e DA’s) no processo de construção do edital e do regimento da Moradia, por exemplo, disponibilizando os editais e regimentos de nossas casas, moradias e residências estudantis pelo Brasil, mostrando os pontos positivos e negativos das mesmas. O MCE defende em nível nacional a autonomia das moradoras e dos moradores em gerir as casas de estudantes, a exemplo da CEU II da UFSM e do Aloja USP São Carlos que, mesmo sendo espaços vinculados às instituições, possuem xs moradorxs autonomia em gerir as mesmas.

Para além da Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário encontra-se sucateado, por isso outra reivindicação do Movimento de Ocupação é a “ampliação e melhoria da infraestrutura do Restaurante Universitário de Governador Valadares”. Outras reivindicações são: “Transparência nas obras do campus de Governador Valadares e retomada das mesmas”; “Ampliação e melhoria da infraestrutura do Restaurante Universitário de Governador Valadares” e “Diretor do campus de GV que conheça a realidade do campus e que seja eleito democraticamente”. E isso não é tudo. A política de segurança implementada pela administração da UFJF é extremamente autoritária e deslegitimada pelo Movimento Estudantil.

 

A SENCE acredita ser necessária a articulação do Movimento de Ocupação, principalmente dxs estudantes que virão a morar na moradia estudantil. Convidamos esses estudantes a fazer contato com outras casas de estudantes em nível local e nacional. Entre os dias 30/04 e 03/05 aconteceu o Encontro Regional de Casas de Estudantes – Sudeste (ERECE), em Viçosa, na UFV, organizado pela Comissão de Moradias Estudantis da UFV, SENCE e todas as casas. O espaço se mostrou muito construtivo.

Esperamos realizar, no mês de setembro, um pré-ERECE no CRUSP (Conjunto Residencial da USP), em São Paulo, para construirmos o projeto do ERECE 2016, em casa sede a ser definida no pré-encontro. Ainda este ano, realizaremos, em Fortaleza, o XXXIX Encontro Nacional de Casas de Estudantes, organizado pelo Conselho de Residentes Universitários (COREU ), SENCE e MCE Nacional.

A Sence reafirma o convite para que seja construído um movimento de casas de estudantes na UFJF e que vocês entrem para esta luta, que é nacional, na busca por melhorias na assistência estudantil, possibilitando a permanência das camadas populares da sociedade na academia.