Diante da tentativa de rapto e execução sofrida pelo rapper e militante da Irmandade Sankofa, e também estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, o jovem Uh Neto[1], no último 27/10, na cidade de Amargosa-BA, além de ameaças por telefone que este vinha sofrendo em dias anteriores, nós da Secretaria Nacional de Casas de Estudantes (SENCE), representando todo o Movimento de Casas de Estudantes viemos por meio desta, declara nossa Solidariedade e pedir providencias.

A Irmandade Sankofa desenvolve importante trabalho, no bairro Katyara, município de Amargosa, uma das cidades do Recôncavo baiano onde a UFRB se insere. “Nessa terra hostil (Bahia), os negros são caçados, capturados e abatidos como cães. O delito é o mesmo de 127 anos atrás: a cor da pele, o tamanho do nariz, os deuses que honrosamente e humildemente carregamos em nosso Orí[2], o Governo Rui Costa (PT)  corrobora com o extermínio da juventude negra, pelo terrorismo de estado e para-militar, quando compara a execução de jovens negros pela polícia militar, “É como um artilheiro em frente ao gol que tenta decidir, em alguns segundos, como é que ele vai botar a bola dentro do gol, pra fazer o gol[3], o que não é menos diferente no restante do País, chegando aos dados alarmante de que 70% dos jovens executados, são negros e negras. Sendo uma universidade formada majoritariamente por jovens negros, das classes C, D e E, com o maior números de negros do País, a UFRB não pode se tornar omissa diante de tamanha sanha assassina, o extermínio de um povo. Faz-se necessário que cumpra o seu papel social, e transforme conhecimento em ações que defendam o Povo do Recôncavo, um Povo Bravo e guerreiro como demonstra a própria história de sua gente.

É imperativo que a instituição de posicione, por meio de sua Reitoria, no acompanhamento e pedido de providências junto as autoridades competentes, no sentido de realizar investigações, afim de encontrar aqueles que ameaçam a vida de nosso companheiro da Irmandade Sankofa, bem como exigir a segurança deste por parte de órgão Federal.

Secretaria Nacional de Casas de  Estudantes – SENCE

[1]                      https://www.facebook.com/uh.neto/posts/996699100397499

[2]                      http://coletivoquilombo.blogspot.com.br/2015/05/rebeliao-racial-e-massacre-na-terra-de.html

[3]                      http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2015/02/08/fala-lamentavel-de-rui-costa-e-o-genocidio-negro-institucionalizado/