A Secretaria Nacional de Casas de Estudantes – SENCE vem a público, por meio desta, repudiar os casos de assédio moral, sexual e outros abusos de poder do corporativismo instituído na Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus XVIII – Eunápolis. Bem como a manipulação de um determinado grupo docente para desmoralizar e desvirtuar a instalação do processo de sindicância e o debate sobre assédio moral, sexual e outros abusos de autoridade. Salientamos que, mediante a coerção e assédio envolvendo discentes, é inegável a situação de risco dentro e fora do campus XVIII. O debate sobre abusos de poder na instituição vem se fortalecendo devido a apurações dos casos de assédio. Após o posicionamento do Movimento Estudantil, tem sido frequente a coerção aos discentes que participaram dos atos por meio de passagens de sala e abordagem nos corredores, isso é uma forma de deslegitimar a impotência de combater qualquer que seja o tipo de assédio. A violência simbólica se caracteriza pela tentativa de silenciamento por meio da ameaça, ressaltando a importância de se “proteger” para não ser “tragado” e como esta mensagem é um “aviso” e a ênfase nisto. O que culmina no constrangimento e insegurança dos discentes do Movimento Estudantil e demais envolvidos. Ressaltamos que os discentes envolvidos não se sentem seguros dentro da universidade e solicitamos uma posição da Direção em caráter emergencial. Dessa forma, nós da Secretaria Nacional de Casas de Estudantes, por entendermos que nenhum (a) companheiro (a) seja morador de residencia Universitária ou não, deva passar por qualquer tipo de assédio. Assim repudiamos a perpetuação dos casos de assédio e nos colocamos a disposição das vítimas, reafirmando o compromisso dessa Secretaria em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das Universidades Estaduais e Federais brasileiras.

Secretária Nacional de Casa de Estudantes e Estudantes da Universidade do Estado da Bahia

Alagoinhas, 19 de setembro de 2016

Slide1