Saudações companheiras/os,

O Movimento de Casa de Estudantes, aqui representado pela Secretaria Nacional de Casas de Estudantes – SENCE, vem, por meio desta nota, apoiar o movimento de Ocupações de escolas, institutos federais e universidades que vem tomando força desde o início de outubro.

As ocupações têm caráter legítimo e visa a garantia dos direitos das e dos filhos e filhas dos trabalhadores e explorados/as ao saber crítico e a construção de conhecimento.

Vivemos numa sociedade dividida, fundamentalmente, em duas classes: a dos exploradores, que detém os meios de produção, e que se apropriam de toda a riqueza produzida pela humanidade; a classe trabalhadora e explorados, que, embora produzam toda a riqueza, não se apropriam dela, e, mais do que isso, vivem muitas vezes na mais absoluta miséria.

Estas duas classes são antagônicas, ou seja, lutam por coisas diferentes. A classe burguesa que detém os meios de produção luta para se manter no poder, e conta com diversos instrumentos de formação e dominação que lhe asseguram a sua condição de poder – a mídia, escolas, universidades, o próprio governo, igrejas, policias e exército. A classe trabalhadora luta por melhores condições de existência e pelo fim do capitalismo, e conta com um único instrumento para continuar sobrevivendo, a saber, a LUTA.

Pensando nisto, é possível entender melhor o cenário atual do nosso país: uma classe dominante que quer, a todo custo, se manter no poder e, para isso, quer formar uma classe trabalhadora inerte, que não entenda os problemas reais de nossa sociedade. Que seja meramente técnica, que não entenda de política e que realize, sem muitos problemas, o trabalho braçal (expressões disso: Reforma do Ensino Médio; Projeto escola sem Partido; PEC 55). Por outro lado, temos uma classe trabalhadora que está lutando contra todos estes ataques: o ajuste fiscal que congela os investimentos públicos por 20 anos, o projeto de escola e de sociedade que destrói com a nossa capacidade de compreensão e intervenção política.

Neste sentido, como estudantes (parcela da classe trabalhadora), nos colocamos contrários a essas medidas arbitrárias do atual governo.

A nossa ocupação é legítima! Lutamos por uma sociedade justa, por uma educação gratuita, pública, laica, de qualidade e, sobretudo, por uma educação emancipatória.

Desta forma, a SENCE convida a  todas e todos para se juntarem a nós para ocupar os espaços que são nossos por direito!

Unidos Somos Mais Fortes!

#ForaTemer #OcupareResistiru #Porumaeducaçãopúblicadequalidade #ForacomaReforma #EscolacomMordaçaNÃO #OcupaTudo!

08 de novembro de 2016

Secretaria Nacional de Casas de Estudantes

1-0

 

NOTA PÚBLICA DA SECRETARIA NACIONAL DE CASAS DE ESTUDANTES EM APOIO ÀS OCUPAÇÕES