Desde o dia 17 de Setembro de 2014 estudantes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e residentes da moradia estudantil ocupam a reitoria da Universidade em mais uma etapa de uma loga e árdua jornada que vem sendo travada pelos estudantes por uma assistência estudantil de qualidade, uma direito garantido no Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PENAES e passa principalmente pela construção da nova casa do estudantes da UFPel com capacidade para 1300 vagas e construída em conjunto com os residentes e do novo restaurante universitário.
A pauta principal o movimento é pela liberação imediata da licitação da CEU e do RU. No entanto outras pautas apresentadas na ocupação de dezembro/2013 não cumpridas estão sendo retomadas, bem pautas referentes decorrentes de outro problemas na instituição. O conjunto de pautas são:
- Reivindicação das pautas não cumpridas da ocupação de 09/12/2013: – Criação do Conselho de Gestão; – Licitação da Casa do Estudante e do Restaurante Universitário do Centro e do Anglo (pauta urgente, adiada pela reitoria desde março de 2014); – Ampliação do quadro de funcionários do RU para a viabilização de café da manhã para não-bolsistas; – Solução para a rota dos ônibus e fluxo de circulação em horários de pico, que ainda é insuficiente; – Instalação de bebedouros em todas as unidades da UFPel, em especial no Campus Capão do Leão.
-
Solução dos problemas de infraestrutura generalizados no ICH e Tablado;
-
Acesso ao plano de desenvolvimento do Campus Capão do Leão;
-
Discussões sobre EBSEHRS e Constituinte;
-
Abertura do RU para não bolsistas aos fins de semana;
-
Atendimento imediato das pautas internas dos residentes da CEU e cumprimento do PNAES em todos os 10 pontos expostos no decreto para a Assistência Estudantil;
-
Posicionamentos claros e direcionados aos estudantes sobre os escândalos de disponibilização indevida de bolsas a assessores do reitor da UFPel e ao presidente da FAU. Por uma UFPel realmente democrática, participativa e de qualidade! Moradia não se adia! Assistência Estudantil é uma conquista! Não é um favor! Casa do Estudante UFPel Movimento Estudantil Unificado da UFPel
O reitor Mauro Dell Pino, que havia prometido a licitação da nova casa do estudante e do ru para março desta ano vem desde então adiando a data e desde a ocupação se recusa a dialogar com o movimento.

Jéssica, Marcos, Polyana, Matheus e Landa receberam a reportagem do Diário Popular em um dos quartos da casa, local onde se concentram diversos problemas. (Foto: Carlos Queiroz – DP)
A situação atual da moradia estudantil é deplorável, com graves problemas de infraestrutura, ausência de espaço de lazer e convivência, não possui cozinha para os estudantes preparem seus alimentos. Ainda problemas de insalubridade, como o que ocorre no térreo, local onde é feita a comida do RU para toda a universidade, que está infestado de ratos. Como consequência de uma condição social de vulnerabilidade e a ausência de uma politica eficaz de assistência estudantil, é comum os estudantes apresentarem problemas de saúde físicos e psicológicos que afetam diretamente a capacidade de aprendizagem e refletem no desenvolvimento acadêmico.
A SENCE, juntamente com as casas de estudantes e outros movimentos sociais que assinam esta nota manifesta todo apoio e solidariedade com a luta dos estudantes da UFPel, e juntamente com eles reivindicamos a abertura do dialogo bem como compromisso com a pauta apresentadas pelos movimento. Esta luta e por direitos e não por favor.
Assinam a nota
ACEB Associação de Casas de Estudantes da Bahia
Secretaria Nacional de Casas de Estudantes
Casa do Estudante da UFSCAR/São Carlos – SP
Casa do Estudante da UFF
Casa do Estudante da UFMT
Casa do Estudante da FURG/Rio Grande – RS
Casa do Estudante da UFG
Casa do Estudante da UFAL
Casa do Estudante da UFRB/Recôncavo da Bahia
Casa do Estudante da UFC
Casa do Estudante da UFRN
Casa do Estudante Universitário II UFSM/Santa Maria – RS
Comentários
Nenhum comentário | Deixe um comentário »