racismo

A Casa do Estudante UFPel e a Secretaria Nacional de Casas de Estudantes vem por meio desta nota REPUDIAR a atitude da equipe de segurança do Supermercado Nacional, provocando uma clara situação de racismo ocorrida na tarde do dia 18/03/2015.
O morador da Casa do Estudante Rubens Leal foi ao Nacional do calçadão da Rua Andrade Neves para realizar suas compras rotineiras quando foi surpreendido por um agente de segurança da loja seguindo-o dentro do mercado. Depois de minutos, constrangido com a situação, Rubens abordou o segurança, mostrando sua carteirinha de identificação de aluno da UFPel, perguntando o motivo de estar sendo seguido. Mesmo sendo desnecessário, Rubens explicou ao segurança que não estava ali para realizar furtos e que esta atitude poderia ser considerada discriminatória. O segurança tentou intimidar o aluno, alegando que estava sendo desrespeitado com esta atitude e ao perceber a resistência de Rubens com a situação, convocou outros membros da equipe que quiseram expulsá-lo do mercado, tratando-o com rispidez, inclusive tentando provocar uma briga. O chefe da segurança do mercado foi chamado e tentou atenuar a situação. Indignado, Rubens deixou o carrinho e saiu do mercado para realizar as compras em outro local.
Não é a primeira vez que este aluno sofre discriminação racial dentro de estabelecimentos comerciais de Pelotas, já tendo até sido expulso de outros lugares por fazer enfrentamento às posturas racistas no comércio da cidade.
A Casa do Estudante se coloca veementemente contra qualquer tipo de atitude discriminatória em qualquer espaço, seja ele dentro e fora da Universidade. Sabemos que o comércio da cidade de Pelotas tem sido reincidente nas posturas racistas, machistas e homofóbicas para com alunos da UFPel e parece estar alheia a nova realidade da Universidade de alunos provenientes de fora da cidade.
A Movimento Nacional de Casas do Estudante se coloca junto às lutas das minorias e repudia qualquer tipo de opressões dentro e fora do ambiente acadêmico.